terça-feira, 2 de setembro de 2008

FENÓMENOS DO ENTRONCAMENTO

         O Entroncamento ficou conhecido por lá ocorrerem fenómenos aparentemente inexplicáveis, do género OVNI e afins. Quando, no espaço de apenas uma semana, vi o pão que regularmente compro na padaria ao pé de casa encolher quase para metade (ou, como está na moda dizer-se - "vi-o diminuir cerca de 40% de volume"), inquiri:

- O pão parece mais pequeno, não parece, minha senhora?
- Sim, um bocadinho. Respondeu ela.
- Então e o preço... é o mesmo?
- Sim, sim.
- Não me parece muito justo. Disse eu já com o troco na mão.
- Sabe, havia muita gente a queixar-se que o pão era grande demais.

Vim embora.

          Foi aqui que me lembrei do Entroncamento e dos respectivos fenómenos. Deve haver muito E.T. a viver na minha zona e, devem ser de uma de duas espécies: ou são idiotas (os que se queixam do tamanho grande do pão), ou são mentirosos (os que dizem que o pão encolhe por causa dos idiotas).
          O facto do pão ter encolhido não me parece ser fenómeno digno do Entroncamento, uma vez que tem explicação certamente simples - menos farinha ou menos fermento, mais vontade em lucrar ou menos vontade em ter prejuízo. O fenómeno para mim foi um de dois: ou anda por aí muito idiota, muito mais idiota que o que eu pensava, ou os mentirosos perderam noção do ridículo.

Sem comentários: