sábado, 17 de maio de 2008

E PORQUÊ?



O cromossoma 2 é um dos 23 pares de cromossomas do cariótipo humano. É o segundo maior cromossoma humano. Tem cerca de 237 milhões de pares de bases e representa quase 8% do total de ADN nas células. Contém entre 1300 e 1800 genes.




Até 1955 pensávamos que os seres humanos tinham 24 pares de cromossomas.
Era apenas um daqueles factos que todos tinham como certos. Sabíamos que estava certo porque em 1921 um texano chamado Theophilus Painter cortou finas secções dos testículos de dois homens negros e de um branco, castrados por insanidade e «auto-abuso», fixou os cortes com produtos químicos e examinou-os ao microscópio. Ao tentar contar  os cromossomas, Painter chegou ao número 24. «Sinto-me seguro de que isto está correcto», disse ele. Todos concordaram que eram 24.
          Durante 30 anos ninguém disputou este «facto». Foi só em 1955, com um indonésio de nome Joe-Hin Tjio, que utilizando melhores técnicas, viu claramente 23 pares de cromossomas. Muitos voltaram atrás e contaram 23 pares em fotografias de livros onde a legenda dizia que existiam 24 pares. De facto, é muito surpreendente que os seres humanos não tenham 24 pares de cromossomas.  
Os chimpanzés têm 24 pares de cromossomas, assim como os gorilas e os orangotangos. Entre os grandes antropóides nós somos a excepção. Ao microscópio, a diferença mais óbvia e surpreendente entre nós e todos os outros grandes primatas é que temos um par a menos. A razão, que imediatamente se toma evidente, não consiste em ter desaparecido em nós um par de cromossomas dos grandes primatas, mas sim em dois dos cromossomas dos grandes primatas se terem fundido. O cromossoma 2, o segundo maior dos cromossomas humanos, é de facto formado a partir da fusão de dois cromossomas de médias dimensões dos grandes primatas.

“A espécie humana não é de modo algum o apogeu da evolução. A evolução não tem um apogeu e uma coisa como o progresso evolutivo não existe. A selecção natural é simplesmente o processo através do qual as formas vivas se transformam para se ajustarem à miríade de oportunidades fornecidas pelo ambiente físico e pelas outras formas vivas."

2 comentários:

Anónimo disse...

a maior parte da ciência de hoje será a mitologia de amanhã.

Blackmarrow disse...

E a história sucessivamente...

P.s. Ontem um gajo, no Quem quer ser milionário, não sabia o que era uma miríade. Isto levanta algumas questões em relação ao vocabulário utilizado, meu caro!